Coleção de Cachaça do Messias - Livro

LANÇAMENTO
Junho 2014


Comidas dos Nativos do Novo Mundo:
uma história das raízes de nossa alimentação

Comidas dos Nativos do Novo Mundo

Autor: Messias S. Cavalcante
Ilustrações: Sebastião S. Vieira
ISBN: 978-85-8202-036-4
Nº de págs.: 408 págs/245 imagens
Preço: R$ 59,90
Formato: 16x23 cm.
Assunto: Gastronomia/História dos Alimentos/História das Américas





Este livro traz uma pesquisa extensa e inédita para os leitores brasileiros. Messias S. Cavalcante escreve sobre as raízes da culinária das Américas. Como e o quê os índios caçavam, pescavam e coletavam na natureza: animais, vegetais e minerais. O fazer culinário. Apetrechos, armas, armadilhas e meios de transporte empregados na captura e no armazenamento.

Abater um tubarão com apenas um pequeno pau roliço com as duas pontas afiadas, que é enfiado na boca do animal no momento do bote; montar no dorso de um jacaré e amarrar suas mandíbulas com um laço; disfarçar-se com couro de bisão e correr na frente da manada dirigindo-a para um precipício; treinar um papagaio, subir com ele na copa de uma palmeira, fazê-lo gritar por socorro e aprisionar seus incautos companheiros que vinham em seu auxílio. Estas eram algumas das técnicas adotadas pelos nativos do Novo Mundo para obter o suado pão de cada dia.

Frutos, flores, folhas, raízes, rizomas e caules de plantas, além de samambaias, liquens, algas, fungos, cobras e quase tudo animal ou vegetal servia de alimento aos ameríndios. A lista incluía carrapatos, centopeias, larvas, aranhas, cupins, cigarras, grilos e uma extensa variedade de outros pequenos bichinhos, que eram ingeridos crus, cozidos ou assados. Juntando-se à lista, havia também peixes e frutos do mar, bolinhos de terra, sopas de argila e carne humana, e assim descortina-se o cenário do que estava disponível para complementar o cardápio dos povos nativos das Américas. Com várias ilustrações (são 245), esta obra rara por certo agradará a gastrônomos, profissionais da área de alimentação, antropólogos, estudantes e curiosos.

Messias S. Cavalcante, Ph.D. em Biologia, nasceu em Andradina, São Paulo. Foi pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Reside atualmente no Sul de Minas Gerais, à beira do Lago de Furnas. É detentor do Guinness Record para a maior coleção de garrafas de cachaças do mundo, com 12.800 garrafas diferentes em 2009. Em dezembro de 2013 o total era de 15.446 garrafas. Publicou A verdadeira história da cachaça (Sá Editora, 2011) e Todos os nomes da cachaça (Sá Editora, 2011). Site do autor: www.pajuari.com.br


SÁ EDITORA

Tel./Fax: (11) 5051-9085
www.saeditora.com.br
comercial@saeditora.com.br




::  Página Principal   ::  As Cachaças   ::  Apelidos   ::  Drinks   ::  Resumo   ::  Contato   ::  Fotos da Cachaçaria   ::
::  Vídeo   ::  Recorde Mundial Guinness   ::  Recorde Brasileiro RankBrasil   ::  Livro 1   ::  Livro 2   ::  Livro 3   ::  English Version  ::